quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Brincando com Bambolês...

Olá Educadores e Educadoras Musicais !!!
Olá queridos seguidores do nosso blog !!!
Vamos começar o nosso segundo semestre brincando com alguns bambolês?
Aposto que você já brincou de dança das cadeiras, mas que tal conferir essa versão adaptada?
Tenho certeza que você terá muitas outras ideias para modificar e incrementar nesta atividade. Meus alunos já me deram várias ideias, e já exploramos outras possibilidades !


Como podem conferir no vídeo abaixo, a ideia é similar à tradicional dança das cadeiras, no entanto, ao invés de cadeiras, usamos bambolês. Na brincadeira tradicional há um problemas! Quem sai da brincadeira fica atoa, mas nessa versão, a criança que sai do círculo deve pegar um objeto sonoro e marcar o pulso que dará o ritmo no qual os alunos do circulo deverão girar.
Sugiro que use os objetos sonoros que tiver a disposição. Use tambores, clavas, palmas, agogôs, enfim, o que você ou sua escola possuir! 
Fiz uma versão desta atividade com um grupo de percussão (fanfarra) e ficou bem legal. No momento da atividade, os participantes que saiam da roda não marcavam o pulso, mas executavam ritmos, e o participantes da roda deviam caminhar no pulso!
Mas enfim, temos uma gama enorme de possibilidades, então, asas à imaginação!

Curta nossa página no Facebook!






Para esta aula utilizamos algumas dicas do livro abaixo. A Musicar recomenda a aquisição deste material por se tratar de um excelente referencial de consulta para aulas de musicalização!




0 Comentários:

Postar um comentário