domingo, 10 de maio de 2015

Apreciação MusiVisual 2 !!!

Olá, queridos Educadores!
Gostaria de fazer aqui mais uma postagem sobre apreciação musical através de desenhos animados... Desta vez o falaremos sobre Os Mini Einsteins !!!

É um desenho animado exibido no canal Playhouse Disney Channel. Conta a história de quatro pequenas crianças, Leo (que adora reger e está sempre acompanhado de sua batuta), June (que adora dançar e está sempre com suas sapatilhas de balé), Annie (que adora cantar) e Quincy (que adora tocar) que viajam com seu amigo Foguete, para cumprir suas missões ajudando todos que precisam. Juntos eles procuram soluções aos problemas que vão sendo apresentados ao longo dos episódios utilizando música clássica e muita imaginação. Ao final de cada episódio os personagens apresentam as obras que foram utilizadas durante a história (uma música e uma pintura ou escultura) e pedem palmas para os artistas. Trata-se de uma forma leve e divertida de proporcionar às crianças um primeiro contato com a arte (Wikipédia, acesso em 10/05/2015).

O desenho trás uma abordagem bem diferente, e o mais legal é que interage com o espectador convidando-o a executar várias ações... A garotada adora !!!


Vários episódios em português estão disponíveis no youtube... Aconselho a usar um programa como o a-Tube Catcher para baixá-los, e em seguida gravar em um DVD, pois assim você pode sequenciar os vídeos... Há um dos episódios que se chama "Como nos tornamos Os Mini Einsteins", aconselho que este episódio seja o primeiro a ser levado à seus alunos, pois conta a história de como tudo começou... Cada vídeo tem me média 25 minutos, então são ideais para serem mesclados com outras atividades... Vá apresentado os vídeos no decorrer do ano, para dezembro há um episódio chamado "O Desejo de Natal" que é fantástico! Aliás, todos os episódios são fenomenais !!!

No mais, não se esqueçam, em uma aula de música deve se fazer música! Os vídeos devem simplesmente como um elemento da aula... Eles NÃO são a aula !!!

Um grande abraço!

0 Comentários:

Postar um comentário